Desfralde fácil!
Desfralde fácil? Que sonho! Você vai conseguir!
Nesse artigo abordo quando você deve começar o treinamento para o desfralde? Como saber se seu filho está pronto e pode parar de usar fraldas? E dicas para comprar o primeiro penico.
As fraldas são parte integrante da vida de um bebê e são extremamente convenientes nos primeiros anos – mas podem rapidamente se tornar uma dor para os pais quando tentam fazer seu filho abandonar o uso das fraldas.
Se você quiser saber como parar de usar fraldas, precisa primeiro determinar se o seu pequenino está pronto para a nova troca. Se você acha que seu filho está pronto para começar a usar o penico, talvez seja hora de se livrar de todas as suas fraldas! Sabemos que parece uma loucura, mas continue lendo para descobrir por que isso pode realmente ajudar a fazer com que seu bebê pare de usar fraldas.
Qual é a idade certa para parar de usar fraldas?
A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que até 5 anos é a idade em que a criança faz o desfralde. Após essa idade devemos investigar causas orgânicas e doenças que possam estar interferindo nesse processo
Seu bebê está pronto para o desfralde?
Pergunte a você mesmo as seguintes questões:
Seu filho pode entender e seguir instruções simples?
Seu filho fala para você e / ou reclama quando está molhado ou sujo?
Eles expressaram curiosidade e interesse em usar o banheiro e usar roupas íntimas?
Seu filho pode puxar as calças para cima e para baixo com pouca ou nenhuma ajuda?
Seu filho fica seco por pelo menos 3 a 4 horas ao longo do dia?
Se a resposta for sim, é hora de iniciar o processo de desfralde
Como escolher o penico certo
Um passo importante para encorajar seus filhos a parar de usar fraldas é eu escolher o penico certo.
A próxima coisa importante a fazer é comprar o tipo certo de penico. Aconselho você a levar seu filho em lojas para escolher o penico, para que ele se sinta envolvido no processo.
Existem dois tipos principais de penicos: um penico autônomo e um redutor de assento (que fica em um assento de vaso sanitário tradicional e reduz o anel para um tamanho confortável e adequado para crianças).
Alguns optam por redutores de assento, pois são mais baratos do que um penico autônomo e ocupam menos espaço. Também ajuda seu filho a se acostumar com o penico normal, o que evita outra transição do penico independente para o assento adulto, e há ainda menos sujeira para limpar após o uso. Além disso, os redutores de assento podem ser uma boa opção.
Penicos autônomos podem ser usados porque são do tamanho de uma criança, para que seu filho pode entrar e sair sozinho, e durante longos períodos de tentativa, seu filho não monopolizará o banheiro (isto é especialmente importante considerar se você apenas tem 1 banheiro em casa).
Ao procurar um penico autônomo, considere três características importantes: segurança, ajuste e simplicidade
Se o bumbum do seu filho mal cobre a borda interna, ela provavelmente se sentirá desconfortável ao usar o penico. O assento de tamanho certo permitirá que o traseiro do seu filho descanse confortavelmente no assento, com os pés firmemente apoiados no chão. Procure também penicoscom alças, pois ajudarão seu filho a se equilibrar um pouco melhor.
Se você está treinando um menino para o banheiro, é melhor escolher um assento com proteção contra respingos para reduzir os aborrecimentos com a limpeza. Escolha um que seja alto o suficiente para ajudar a manter o xixi no penico, mas não tão alto que será complicado para o seu filho sentar-se sozinho no penico.
O penico também deve ser simples de usar e fácil de limpar. Verifique as análises de produtos online para ver quantas etapas são necessárias para esvaziar e limpar o pote. Alguns são um processo simples de uma ou duas etapas; outros exigem que você desmonte metade do penico – todas as vezes.
Como desfraldar?
1. Fique atento a sinais de que seu filho precisa ir ao banheiro. Alguns sinais comuns incluem bater os pés no chão ou segurar os genitais com as mãos. O melhor cenário é se seu filho conseguir alertá-lo antes de sofrer um acidente.
2. Vista-a com roupas largas e confortáveis. A última coisa que você quer é lutar para tirar as roupas dela. Evite macacões, a menos que seu filho seja perito em removê-los e colocá-los de volta.
3. Elogie seu filho após cada viagem bem-sucedida ao penico. Esse é um método testado e comprovado para garantir um treinamento bem-sucedido e sem dor para o penico. O bebê considera o ato da evacuação e o cocô como obras de arte, saiba apreciar!
4. Deixe-a brincar ou ler quando se sentar no penico. É uma boa ideia ter um brinquedo especial só para o penico.
5. Dê ao seu filho um pouco mais de controle durante o treinamento. Isso ajudará o treinamento a ficar mais rápido e suave.
O que você não deve fazer?
1. Forcar o desfralde ao atingir uma certa idade. Só porque seu filho da vizinha aprendeu a usar o penico com dois anos de idade, não significa que se espera que seu filho também faça o mesmo.
2. Ignore conselhos de parentes. Muitas mães sentem uma pressão indesejada de seus parentes para tirar as fraldas de seus filhos e acabam transmitindo a tensão para seus próprios filhos. Se alguém comentar: “Ela não é um pouco velha para fraldas?” Simplesmente responda que “ela ainda está usando, então obviamente não!”
3. Se envolver em disputas de poder com seu filho. Isso pode aumentar facilmente os níveis de estresse e prolongar o processo a longo prazo.
4. Use apelidos. Alguns pais acreditam que dar a certas partes do corpo “nomes fofinhos” ajudará seus filhos. No entanto, este não é o caso.
5. Recorrer a punir seu filho quando ocorrerem acidentes. Não é culpa do seu filho e as punições só vão causar problemas e podem traumatizar seu filho.
6. Criticar a criança sobre o processo. Críticas e repreensões só farão o processo de treinamento demorar mais do que o necessário e não ajudarão nos níveis de confiança do seu filho.
Paciência é a chave
Depois de iniciar o processo de desfralde, tente ser o mais paciente possível. Entenda que esse é um processo demorado, com muitos acidentes e regressões que muitas vezes podem ser frustrantes. E às vezes seu filho pode se opor à ideia de parar de usar fraldas.
Quando isso acontecer, é importante que você mantenha a calma e tente entender a situação de seu filho.
Gentilmente, lembre seu filho de que xixi e cocô devem ir para o penico e não para o chão ou para a roupa íntima. É importante estabelecer consistência durante o treinamento. Mas também é preciso lembrar que essa fase também não é fácil para o seu filho.
O desfralde é um grande desafio e um marco importante no processo de aprendizagem do seu filho. Sua paciência e presença tranquilizadora o ajudarão muito a superar essa fase com mais facilidade e com a confiança de que você está sempre disponível para amá-lo, treinado para usar o penico ou não.
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.
verygodd your website.Gostei do seu site parabéns
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
the site, congratulations on the content