Como fazer o desmame gentil? E o desmame noturno?
Como fazer o desmame gentil?
O desmame é sempre um tema que gera muita dúvida nas mães. Devo colocar uma substância amarga no mamilo para a criança não querer mais mamar? Devo colocar um curativo e dizer que a mama está machucada? (Não pode!) Afinal, o que você pode fazer para que o desmame seja o mais gentil possivel?
Não ofereça, mas também não recuse
Provavelmente, a abordagem ativa mais gentil no desmame é “não ofereça, não recuse”. Este método envolve não se oferecer a mamada, mas também não recusar o desejo expresso do seu filho de mamar. Muitas mães fazem esse metodo naturalmente à medida que seus filhos ficam mais velhos. Ele tende a demorar mais do que outros métodos, então não é um método que trará um desmame rápido se você estiver com pressa. Por outro lado, é também o que mais leva em consideração as necessidades do seu filho.
Abandonando uma amamentação de cada vez
Se você optar por uma abordagem mais ativa, geralmente é recomendado que você trabalhe na eliminação de uma mamada a cada 3-7 dias (devagar é sempre melhor, mas evite ir mais rápido do que isso). Algumas mães eliminam uma amamentação por semana. Isso permite que seu suprimento de leite diminua lentamente, sem inchaço e desconforto. Escolha a alimentação que for menos importante para o seu bebê e, em seguida, você pode abordá-la de duas maneiras diferentes: você pode oferecer um copo com canudinho (ou lanche / distração) em vez de amamentar ou começar a encurtar o tempo dessa sessão de amamentação específica. Enquanto você está eliminando esta mamada, amamente nas outras vezes, como de costume.
Depois de ter eliminado aquela mamada e estar confortável, você pode passar para a próxima que deseja eliminar. Basta abordar da mesma forma e dar de mamar como de costume nas mamadas restantes. Não ofereça o mamar no lugar de comida – mas se o bebê insiste muito em mamar, não recuse. Esteja preparada para diminuir o ritmo se seu bebê ficar agitado ou muito choroso, ficar doente ou se estiver com os dentes nascendo.
A hora da soneca, a hora de dormir e as mamadas matinais são geralmente as últimas. É muito normal que um bebê abandone todas as mamadas, exceto uma – e segure-a por algumas semanas ou até meses.
Distração ou substituição
Tente antecipar quando seu filho vai querer mamar e planeje distraí-lo ou oferecer uma substituição no lugar da amamentação. Um lanche favorito, um passatempo favorito, um encontro para brincar com um amigo, um passeio, uma caminhada, uma hora de brincar ao ar livre, um livro favorito podem ser eficazes com este método. Você terá mais chances de ter sucesso com este plano se puder aplicá-lo ANTES que seu filho indique a necessidade de amamentar.
Mudança na rotina ou programação
Se seu filho normalmente quer mamar mais quando você está em casa, tente sair mais durante o processo de desmame. Se ele parece precisar mamar mais quando você está fora e está longe de tudo o que lhe é familiar, tente ficar perto de casa o máximo possivel enquanto desmama. Se está acostumado a mamar quando você senta em uma cadeira ou poltrona no quarto, tente evitar fazer isso, ou qualquer outra coisa que possa lembrá-lo de amamentar (para algumas mães pode até ser necessário evitar sentar na frente de seus bebês durante o desmame) Vestir uma camisa que seja menos acessível para a amamentação também ajuda algumas mães.
Adiar
Quando seu filho pedir para mamar, diga “agora não, mais tarde”. Às vezes, mais tarde nunca chega. Ele também aprende que pode esperar um pouco.
Encurtando sessões de amamentação
Comece a diminuir gradualmente a quantidade de tempo por mamada que você permite que seu filho mame até que aquele horário de mamada não esteja mais presente. Para uma criança mais velha, você pode tentar mamar até contar até dez, ou enquanto canta uma música, etc.
Outras idéias para bebês mais velhos
Alguns bebês mais velhos que estão perto do desmame estão dispostos a trocar a amamentação por um brinquedo ou passeio muito desejado.
Desmame noturno
Tente não lidar com a alimentação diurna e noturna ao mesmo tempo. Escolha um (dia ou noite) e trabalhe nele um pouco, em vez de tentar se livrar de ambos ao mesmo tempo
A amamentação não é um processo de tudo ou nada. O desmame noturno é uma alternativa viável para muitas mães, e o bebê pode continuar recebendo os benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno em outro horário.
Primeiro lembre-se de que dormir a noite toda é um marco de desenvolvimento (como andar ou desfraldar) que bebês diferentes atingirão em momentos diferentes. Em algum momento, seu filho vai dormir a noite toda – mesmo que você não faça nada para encorajá-lo.
Se o desmame noturno não estiver indo bem, considere recuar e tentar novamente um pouco mais tarde. Quanto mais perto seu filho estiver de alcançar esse marco por conta própria, mais fácil será para a criança e para os pais.
Fazer seu bebê dormir não é uma batalha a ser vencida, como costuma ser retratado em livros e na mídia. O objetivo real deve ser que sua família durma o sono de que é necessário, respeitando as necessidades do(s) membro(s) mais novo(s) da família.
Métodos suaves para encorajar menos amamentação noturna
- Elimine o desconforto
Dentição. Se você suspeitar de dentição, pode ajudar dar ao bebê um analgésico antes de dormir (consulte o médico do bebê antes). Alguns bebês mamam com mais frequência para tentar aliviar a dor na gengiva. A dor na dentição costuma piorar à noite.
Temperatura ambiente. Encontre o nível de conforto de temperatura do seu bebê: alguns bebês vão acordar se ficarem com calor ou com frio.
Alimentos sólidos. Seu bebê começou recentemente com alimentos sólidos? Muitos bebês começam ou aumentam o despertar noturno após a introdução de alimentos sólidos, devido a problemas de digestão dos alimentos. Tente evitar sólidos à noite ou considere diminuir ou suspender a introdução alimentar até que o sistema digestivo do bebê amadureça mais (sempre com aval do pediatra). Vários estudos mostraram que adicionar sólidos à dieta de um bebê não ajuda o bebê a dormir mais à noite.
Alergia. Bebês com alergia alimentar, alergia ambiental ou eczema podem acordar mais à noite devido ao desconforto.
Refluxo. O desconforto do refluxo também pode manter o bebê acordado à noite.
Doença. Doenças como infecções de ouvido e resfriados podem interromper o sono do bebê e resultar em aumento da mamada noturna. Sempre que o bebê aumentar repentinamente o despertar noturno, fique de olho em caso de dor ou doença.
- Maximize a amamentação do bebê durante o dia e durante qualquer acordar à noite
Amamente mais durante o dia. Incentive o bebê a mamar com mais frequência durante o dia (talvez a cada 2 horas em vez de a cada 3), para que ela ingira mais leite durante o dia.
Minimize as distrações. Durante o dia, faça a amamentação em uma sala o mais livre possível de distrações. Apague a luz, feche a porta, feche as cortinas, etc. Deixe seus filhos mais velhos ocupados ocupados antes de começar a amamentar. Tente mamar deitado. Às vezes, os bebês podem ficar tão distraídos durante as mamadas diurnas que não ingerem leite suficiente e, então, têm que compensar com mamadas noturnas mais frequentes. Um estudo mostrou que bebês mais velhos podem consumir até 25% de sua ingestão diária total de leite materno durante a noite, provavelmente em parte por causa da distração durante o dia.
Encha o tanque antes de dormir. Amamente frequentemente nas horas que antecedem a hora de dormir (pelo menos a cada 1-2 horas). Algumas mães amamentam em um dos seios apenas durante esse período, para que o bebê receba mais leite com maior teor de gordura disponível no final da mamada (isso ajuda o bebê a ficar mais tempo entre as mamadas). Quando o bebê acordar à noite, tente mamar no outro seio durante toda ou a maior parte da noite, novamente para que o bebê receba mais leite com alto teor de gordura.
Ouça seu filho. Apenas seu filho sabe se está realmente com fome – não presuma automaticamente que ele não está com fome ou com sede. Muitos adultos acordam à noite para beber água ou mesmo para fazer um lanche.
- Maximize o sono para toda a família
Alimentação dos sonhos. Amamente o bebê antes de você ir para a cama (mesmo se o bebê já estiver na cama), para que você durma mais antes de ele acordar novamente.
Tente acalmar o bebê antes que ele se canse. Alguns bebês têm dificuldade em dormir quando estão muito cansados, então fique de olho nos sinais de sonolência.
Dormindo em tempo integral. Muitos bebês dormem melhor quando estão perto da mãe. Considere dormir perto de seu bebê – muitas famílias descobriram que o bebê e o resto da família dormem mais desta forma. Dormir perto de seu bebê e amamentá-lo não ensina hábitos ruins de sono. Todos os bebês / crianças começam a dormir durante a noite em algum momento, sem qualquer tipo de treinamento, incentivo ou mudança no local do sono.
Camas separadas. Se você não se sentir confortável com o bebê em sua cama ou se estiver dormindo com o bebê e ninguém dormir, tente outras opções. Considere colocar o bebê em um berço no chão ao lado da cama ou coloque o berço do bebê com a grade ao lado da cama. Dessa forma, o bebê estará perto o suficiente para que a amamentação não interrompa tanto o sono (como quando você se levanta toda vez e vai para o quarto do bebê). Outra opção que funciona para algumas famílias é colocar uma cama apenas para a mãe e o bebê no quarto do bebê por algum tempo, ou o pai pode escolher dormir em outro local.
- Métodos suaves de desmame noturno para crianças pequenas
Limite o acesso. Depois de amamentar, coloque o bebê de volta em sua área ou afaste-o de você para que a proximidade não incentive a amamentação mais frequente. Use roupas que dificultem o acesso do bebê à sua mama à noite.
Envolva o papai na rotina noturna. Se o seu bebê parece estar acordando apenas para conforto durante a noite, ele pode aceitar o papai para consolar (e não esperará que o papai a amamente). O pai pode confortar o bebê de outras maneiras, como oferecer uma água, simplesmente deitar ao lado dele, segurá-lo etc. O pai pode até conseguir dormir com o bebê em outro quarto com menos interrupção do que se o bebê estivesse dormindo perto da mãe.
Aumente o contato durante o dia. Permita que o bebê seja amamentado e acariciado sem limites durante o dia. Às vezes, as crianças procuram mais o seio durante a noite, quando não estão ficando perto da mãe o suficiente durante o dia. Às vezes a mãe vive ocupada, especialmente se temos outros filhos, e não consegue dar atenção e o carinho necessários durante o dia. Se você puder aumentar esse contato próximo durante o dia, ela poderá precisar menos durante a noite. Se você trabalha, a mamada noturna pode ser a maneira do bebê tentar se reconectar com você.
Converse com seu filho. Com uma criança mais velha, você pode ser capaz de explicar algo como: “Quando o sol se põe, ou quando está de noite, o mamá vai mimir também” . O bebê provavelmente não vai aceitar ou entender isso completamente no início, mas se você disser antes de dormir todas as noites e repetir cada vez que ela acordar, com o tempo ele “entenderá”.
Basta dizer “não” … ou “mais tarde”. Com uma criança mais velha (com mais de 18 meses), sinta-se segura o suficiente para dizer “não” (em alguma parte do tempo) enquanto permanece sensível às necessidades do seu filho. À noite, você pode dizer: “agora não, mas faremos mais tarde”. Ele pode – ou não – acordar novamente para mamar mais tarde.
Substitua outras medidas de conforto. Você também pode tentar outras coisas para acalmá-la, como uma massagem nas costas, apenas segurar e acariciar, pegar um copo d’água, cantarolar baixinho, etc.
O desmame noturno é necessário para que o bebê durma durante a noite?
Nao! As pessoas podem te dizer algo como “Se você amamentar seu filho à noite (ou dormir perto dele, ou um zilhão de outras coisas), você não vai ser capaz de cortar isso no futuro.” Isso vende livros, mas não é verdade!
Lembre-se de que acordar à noite com bebês e crianças pequenas é temporário!
A idade de uma criança dormir durante a noite toda pode variar muito. Alguns pais se sentem confortáveis em deixar a criança liderar quando se trata do desmame noturno, mas para outros a amamentação noturna realmente interfere em sua qualidade de vida. Se a amamentação noturna não estiver funcionando para você, incentive mudanças, levando em consideração as necessidades de seu filho.
Seu objetivo é maximizar o sono para todos e, se o que você está fazendo funcionar, você atingiu seu objetivo. Se não estiver funcionando (ou parar de funcionar), você sempre pode fazer as coisas de maneira diferente. Todos os pais descobrem que podem mudar a maneira como fazem as coisas à medida que seu filho cresce e atinge diferentes estágios de desenvolvimento – o sono é apenas mais uma coisa que muda à medida que seu filho cresce.
Fonte: www.kellymom.com com correções e tradução de O Seu Pediatra
patriciacustodiopaiva8@gmail.com
Meu BB tem 7meses quando posso fazer o desmame noturno e como fazer?
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns