Freio da língua e amamentação
Como o freio da língua em bebês pode afetar a amamentação
Se o seu bebê estiver com a língua presa, isso pode afetar sua capacidade de amamentar – mas existem soluções e opções disponíveis! Aqui está o que você deve saber.
O que é língua presa e como isso afeta meu bebê?
A língua presa em bebês está presente no nascimento e geralmente é causada pela malformação do frênulo, ou o pedaço de tecido tipicamente fino que conecta a língua do bebê ao fundo (assoalho) da boca. Se o seu filho tiver a língua presa, esse pedaço de tecido geralmente é curto, grosso e / ou apertado e evita que o bebê tenha toda a amplitude de movimento da língua. Embora a língua presa possa ser severa, moderada ou mesmo imperceptível, a maioria dos bebês com essa condição tem dificuldade em colocar a língua para fora e muitos não conseguem segurar o mamilo adequadamente ao tentar amamentar.
Isso ocorre porque os bebês que amamentam usam a língua para puxar o mamilo e parte da aréola para dentro da boca. Isso cria uma vedação e permite que seu bebê remova efetivamente o leite de seu seio. Como a língua presa limita a movimentação, esta condição muitas vezes o impede a capacidade de sugar corretamente. Para compensar, seu bebê pode tentar sugar com mais força – o que pode tornar a amamentação dolorosa para as mães – ou ele pode não conseguir fazer a pega do mamilo, ficando frustrado e até mesmo recusando-se a mamar.
A língua presa pode causar uma variedade de problemas para você e seu filho, variando de irritabilidade a mastite e ductos mamários entupidos. Alguns dos problemas mais comuns associados à língua presa em bebês incluem:
- Irritabilidade, frustração e choro frequente
- Flutuações de peso ou ganho mínimo de peso
- Recusa em amamentar
Além disso, os problemas frequentemente vivenciados por mães de bebês com língua presa incluem:
- Dor e / ou mamilos secos e rachados
- Suprimento de leite materno baixo ou diminuído
- Estresse emocional
- Desconforto durante a amamentação
- Dor devido a ingurgitamento, bloqueio dos dutos de leite ou até mastite – tudo isso pode ocorrer se o bebê não conseguir drenar adequadamente os seios
Por causa da dor e das dificuldades frequentemente associadas à amamentação de um bebê com língua presa, muitas mães optam por desmamar mais cedo do que o indicado. Independentemente de quão longa ou curta sua jornada de amamentação possa ser, é importante lembrar que ela é sua exclusivamente – cada gota conta, então tenha orgulho do que você é capaz de fornecer!
Quando se trata de língua presa em bebês, quais são as opções?
Se você suspeitar que seu bebê está com a língua presa, converse com seu médico e um especialista em aleitamento materno imediatamente. Discutir dicas de pega para amamentar com um profissional da lactação pode ajudar a garantir que sua técnica de amamentação esteja correta enquanto descarta quaisquer outros problemas que possam estar causando dificuldades durante a amamentação. Um consultor de lactação também pode sugerir posições ou métodos alternativos para amamentar que podem ajudar a reduzir o desconforto. Se continuar a sentir dores, as proteções dos mamilos (como rosquinhas de amamentação) podem frequentemente ajudar a amamentar o bebê se houver problemas de pega devido à língua presa. Protetores de mamilo devem ser usados somente sob a orientação de um profissional de saúde para garantir o tamanho correto e o uso adequado. Você também pode pensar em extrair com bomba o seu leite exclusivamente por um curto período de tempo, pois isso ajudará a manter o suprimento de leite, continuar a alimentar o bebê com leite materno e permitir que seus mamilos cicatrizem por algum tempo.
Seu médico pode sugerir uma pequena cirurgia para corrigir a língua presa do seu bebê, que muitas vezes é concluída por meio de um procedimento bastante simples e rápido. Muitas vezes, a cirurgia só é recomendada se o freio de seu bebê está impedindo que ele pegue e mame adequadamente. Embora muitas mães se recusem compreensivelmente à ideia de seu filho passar por um procedimento tão cedo, quanto mais cedo a língua presa puder ser identificada e resolvida, é sempre melhor. O procedimento pode resultar em alguma dor temporária que pode fazer com que seu bebê se recuse a mamar por um curto período, mas usar uma bomba tira leite durante esse período permite que você dê leite materno em mamadeira. No geral, a maioria das mães percebe uma diferença imediata na capacidade de seu bebê de amamentar após a intervenção – na verdade, o Journal of Human Lactation relata que 80% dos bebês estavam se alimentando melhor 24 horas após o procedimento com a língua presa.
Se o seu filho tem língua presa, saiba que está tudo bem! Existem muitas opções disponíveis para resolver o problema da língua presa em bebês e, de maneira mais eficaz, alimentá-los com leite materno pelo tempo que você escolher. Não importa por quanto tempo você pode escolher para amamentar com leite materno ou como sua experiência pode parecer, você sabe o que é melhor para você e seu filho.
Traduzido e corrigido de www.medela.us
Muito boa essa matéria!
O meu tem a língua presa,mas pelo fato de não ter atrapalhado na amamentação,não foi recomendado a cirurgia.
Está começando a falar agora,estamos observando pra ver se vai precisar fazer a intervenção ou deixar como estar.
Palavras como “carro” até agora está saindo direitinho.