• (12)3635-1001
  • drpedro@oseupediatra.com.br
  • Rua Venezuela 71, Taubaté - SP
Amamentação
Exterogestação – os 3 primeiros meses de vida do bebê

Exterogestação – os 3 primeiros meses de vida do bebê

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a teoria do antropólogo inglês Ashley Montagu de que os bebês continuam o seu desenvolvimento por 3 meses após o parto como se ainda estivessem dentro da barriga da mãe. Essa afirmação tem nome: Exterogestação (a gestação fora do útero). Com base nessa teoria, tudo que os pais puderem fazer para aproximar o ambiente em que a criança está ao ambiente do útero ajudará a trazer mais segurança e tranquilidade ao bebê. Nesses primeiros 100 dias, a mãe percebe que certas intervenções podem diminuir os desconfortos que o bebê enfrenta durante essa mudança radical de ambiente.

 

Como fazer?

Recrie o útero

O ambiente do útero é aconchegante, quente, com água ao redor e pequeno. Logo o que pode lembrar o útero pode ser o contato direto com a pele da mamãe, um banho relaxante de ofurô (balde), um período no sling ou swaddle (conhecido tambem como charutinho). No sling temos a vanagem de poder ter contato pele a pele com o bebê e a sensação do batimento cardíaco do cuidador. Sempre é importante lembrar algumas regras de segurança: no sling os joelhos do bebê nao devem estar em um nível abaixo do quadril, isso evita lesionar o bacia; e deve-se observar para que o queixo do bebê não fique encostado no peito do mesmo, para evitar sufocamento. O charutinho também deve obdecer algumas regras, como ser folgado o suficiente para nao deixar o bebe totalmente preso e o quadril deve estar sempre mais folgado do que os braços.

 

De lado

A posição que os bebês conseguem mais se sentir a vontade é de lado, com a cabeça nas mãos dos pais e a barriga no antebraço, isso simula a posição fetal.

 

Sons

Dentro da barriga da mãe temos alguns sons característicos que se repetidos aqui fora podem auxiliar o bebê relaxar. Conhecidos como ruído branco ou sons do útero, estão disponíveis em serviços de streaming de músicas, apps e redes sociais de vídeos. Outros sons que podem ajudar nessa situação são sons de secadores de cabelos, aspiradores de pó ou sons que a mãe ouvia durante a gestação; uma paciente que era confeiteira quando queria que o bebê adormecesse ligava a batedeira. Um pai que tinha feito uma reforma na casa durante a gestação, usava da furadeira como forma de acalmar o bebê.

 

Balançar

O balançar do bebê deve simular o moviemnto dentro do líquido amniótico, da bolsa de água do útero. Então muitas vezes andar com o bebê no colo pode ser suficiente para acalmar. Pode-se dançar com o bebÊ, balançar, colocar na rede ou sentar com o bebê no colo em uma bola de pilates.

 

Sucção nutritiva e não nutritiva

O reflexo da sucção é muito intenso até o fim do primeiro ano de vida e quando saciado, acalma o bebê. Os bebês dentro do útero tinham a disposição o líquido amniótico para encher a barriga e podem também sugar os dedos para acalmar. Aqui, no lado de fora, recomenda-se o seio materno para as duas funções, quando em aleitamento materno. Quando usamos fórmula, pode-se decidir por sucção em chupeta, porém essa decisão deve caber aos pais e cuidadores.

 

Tem dúvidas?

Assita esse vídeo em que eu e a Mariana Mazzei, fisioterapeuta obstétrica falamos sobre exterogestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *